História do Coop

Cooperativismo

O QUE É ?

O cooperativismo é um modelo de negócio que está presente em todos os setores da economia. Essa atividade gera trabalho, renda e prosperidade para as pessoas e comunidades. Com a união do desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo, temos a força da cooperativa.

Existem cooperativas em diversos setores da economia: no agro, na saúde, na educação, na geração de energia, na habitação, no transporte, no consumo, no turismo, nos serviços financeiros e em muitos outros segmentos.

O Coop promove o que chamamos de ciclo virtuoso de desenvolvimento, que começa com pessoas que se unem por um propósito e crescem juntas. Esse crescimento gera mais trabalho e renda na região e aquece a economia local. As pessoas começam a consumir mais, resultando em prosperidade para o negócio, as pessoas e a comunidade.

Tudo isso acontece por meio das cooperativas, organizações com foco em pessoas, geridas democraticamente e movidas por valores e princípios.

Além disso, todos são donos do negócio e os resultados, chamados de sobras, são reinvestidos na organização e distribuídos entre os associados.

Cooperativismo

COMO FUNCIONA?

As cooperativas reúnem pessoas que têm interesse em comum na prática de uma atividade econômica e são constituídas de forma organizada e democrática, o que vai guiar todo o seu funcionamento.

Nas cooperativas, as decisões acontecem em assembleias democráticas. Todos os membros podem votar e ganha a decisão da maioria. Existe a Assembleia Geral, que é anual, e as extraordinárias, que ocorrem de acordo com a necessidade da cooperativa.

O Conselho de Administração ou Diretoria define as estratégias em relação ao mercado para a cooperativa ser bem-sucedida. Esse órgão deve ter de cinco a onze diretores eleitos na Assembleia Geral.

É nomeado um Conselho Fiscal para supervisionar os atos da administração da coop, garantindo a transparência e os interesses dos cooperados.

As decisões administrativas, como a contratação de pessoas, são da gestão executiva da coop. A composição dessa gestão é a seguinte: a presidência, diretoria e superintendência executiva.

O funcionamento das cooperativas é baseado em princípios e valores que marcam uma visão sustentável dos negócios.

Cooperativismo

ONDE ESTAMOS?

O cooperativismo está em todos os setores da economia.

Para facilitar a representação das cooperativas, elas foram divididas em 7 ramos:

As cooperativas do agro reúnem e organizam produtores rurais. Elas oferecem assistência técnica, apoio na industrialização e comercialização da produção. Além de levarem modernização para o campo, alimentos de qualidade para os brasileiros e desenvolvimento para o país.

Se a gente soma o poder de compra das pessoas, conseguimos reduzir custos, certo? É exatamente o que as cooperativas de consumo fazem: realizam compras em comum de produtos ou serviços, de supermercados, farmácias, educação e turismo. Garantem muito mais do que preço justo, também o melhor atendimento e desenvolvimento para o país.

As cooperativas de crédito levam muito mais do que serviços financeiros para os seus cooperados, oferecem um atendimento humanizado e proporcionam inclusão e educação financeira por todo o Brasil. Inclusive onde as instituições financeiras tradicionais não chegam.

Cooperativas que fornecem serviços essenciais como energia elétrica, telefonia e habitação. São fundamentais para levar qualidade de vida para as cinco regiões brasileiras. As cooperativas de energia, por exemplo, chegam em lugares que outros agentes não atendem, são responsáveis por levar energia a preço justo a mais de 800 municípios, além de contribuir com o meio ambiente com fontes sustentáveis de energia.

O cooperativismo de saúde brasileiro é o maior do mundo, pioneiro e referência no setor. São cooperativas médicas, odontológicas e de todas as profissões classificadas no CNAE como “atividades de atenção à saúde humana”. Elas têm o objetivo de promover e preservar a saúde e fazem isso cuidando de toda a sociedade.

O ramo reúne cooperativas que prestam serviços especializados a terceiros ou à produção de bens, como coops de agentes ambientais (antigos catadores de resíduos), de professores, de minerais, de artesanatos, entre outras. É a união de trabalhadores que também viram donos do negócio e alcançam melhores condições de trabalho e levam desenvolvimento para todo o país.

Para transportes de cargas ou de passageiros, incluindo serviços de entrega, transporte escolar e de turismo, sempre tem uma cooperativa de transporte prestando um serviço de qualidade e levando mais desenvolvimento para o país.

Cooperativismo

POR QUE FAZER PARTE DA COOTRA?

O importante é que, em todo caso, o foco está nas pessoas. Prova disso é que as cooperativas não visam ao lucro. O objetivo real dessas instituições (seja qual for sua área de atuação) é alcançar mais benefícios para todos os cooperados e para a comunidade. E essa é só uma das razões para escolher o cooperativismo.

Porto Master Case

A propriedade dos veículos é dos próprios cooperados. Esse segmento do cooperativismo nasceu como uma forma de organização, profissionalização e liberdade dos pequenos e médios transportadores. Ao contratar especificamente uma cooperativa de transporte você além de legalizar o modelo de subcontratação, contribui para eliminarmos a intermediação.

Okler Success Case

Para o transportador, entrar nesse sistema e se tornar um cooperado, não será só mais um prestador de serviço, ou “terceiro” como é chamado no mercado, mas passa a fazer parte da Cooperativa. Não está mais sozinho já que se torna sócio no modelo de negócio, podendo se beneficiar de uma série de vantagens

ALGUMAS DAS VANTAGENS EM FAZER PARTE DA COOTRA

  • Carteira com mais de 150 clientes ativos, dentre multinacionais e embarcadores de grande porte;
  • Remuneração mais adequada a prestação de serviços, pagando apenas a taxa administrativa e com programas de retorno;
  • Suporte operacional na gestão do ativo e foco na produtividade do veículo;
  • Abastecimento do seu veículo em rede própria, parcerias ou através de cartão;
  • Seguro de vida, seguro dos implementos e da carga;
  • Compra coletiva de implementos (cavalos, carretas, equipamentos) e periféricos;
  • Compra de pneus através do modelo de repasse;
  • Padronização e uniformização da frota;
  • Portal do Cooperado com informações sobre a cooperativa, documentações, oportunidades de mercado, extrato de conta corrente, movimentação operacional e demais informações para facilitar a gestão do cooperado;
  • Plano de saúde para cooperados e dependentes conforme sua movimentação na cooperativa ou através de repasse;
  • Treinamento e desenvolvimento para o cooperado e motoristas através da plataforma CCT (Central Cootravale de Treinamentos), programas PDC (Plano de Desenvolvimento do Cooperado), PDM (Plano de Desenvolvimento do Motorista), PSM (Programa Segurança em movimento) e demais eventos que temos durante todo o ano;
  • Participar de programas como o PCP (Programa Cooperado Padrão) que além de devolver parte da taxa de administração, contribui para a profissionalização e desenvolvimento do cooperado;

Ser cooperado possibilita através da união fazer parte de algo maior, onde o cooperado além de redução de custos, consegue maximizar seus resultados, crescendo com sustentabilidade.

Cooperativismo

COMO FAZER PARTE?

Cooperativismo

SOU UM TRANSPORTADOR

Pode nos procurar pessoalmente na Matriz, em uma de nossas filiais ou se preferir por todo o site temos link para direcionar você para nosso formulário padrão. Não seja mais terceiro de empresas privadas, faça parte da frota Cootravale.

Explore bem o modelo cooperativista que está descrito no material, conheça nossa cooperativa e se entende que faz sentido fazer parte da família Cootravale, estamos esperando por você!

Quero ser um Cooperado

Cooperativismo

SOU UM CLIENTE

Se você precisa de uma transportadora para sua mercadoria e entendeu os benefícios de contratar uma cooperativa de transporte, solicite uma cotação ou entre em contato conosco através do link abaixo.

Quero ser um Cliente