Entre os dias 22 e 25 de julho ocorreu a 7ª SIPAT e Semana do Motorista da Cootravale. Nos últimos anos os dois eventos ocorrem oportunamente no mesmo período, em comemoração ao dia 25 de julho (Dia do motorista) e dia 27 de julho (Dia Nacional de Prevenção de Acidentes). A SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, é realizada pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A Semana é organizada com o objetivo de promover ações voltadas a saúde, segurança e, principalmente, prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

O tema deste ano foi “Segurança vem de dentro”. Como foi muito bem apontado por um dos palestrantes, todos os treinamentos e todos os conhecimentos passados só surtirão efeitos se cada pessoa internalizar, acreditar e colocar em prática tudo aquilo que foi passado.  Mas para que seja possível colocar em prática, é necessário estar equilibrado fisicamente e mentalmente, e foi nesse ponto que as palestras focaram.

A abertura do evento ocorreu com um café da manhã e a palavra do presidente da cooperativa. Entre as palestras que ocorreram, foram abordados os temas “Relações interpessoais”, “Hábitos saudáveis: físicos e alimentares”, “Caminho das sensações”, “Situações de prevenção para motoristas” e “Administrando a rotina”. Também tivemos a van do SEST/SENAT distribuindo camisetas da campanha de prevenção de acidentes e dinâmica de alongamento com a fisioterapeuta da instituição.

Ocorreu também medição de pressão arterial e glicose no segundo e terceiro dia do evento com funcionárias da Unidade de Saúde do Bairro Espinheiros. Além de medição, elas deram orientações sobre como prosseguir para aqueles que apresentaram níveis de pressão e glicose considerados alarmantes para a saúde.

No último dia do evento contamos com a presença do Pe. Sildo, da Paróquia São Cristóvão, que foi até a Cootravale para fazer uma oração e dar a benção nas chaves, nos caminhões, e em qualquer pessoa que pudesse precisar de oração.

Para concluir o evento da melhor forma, foi oferecido um almoço para motoristas e familiares, e à noite foi realizada uma festa julina com direito a tudo que é bem típico desse período. A festa contou com a presença de colaboradores, cooperados, motoristas e familiares dos convidados.

Esperamos que a semente plantada em todas as palestras e atividades realizadas durante esta semana rendam muitos frutos. Não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que plantaram essa semente junto com a gente: nossos agradecimentos a Transpocred, Rodan, Posto Mazoti, Ticket Log, HIL Corretora de seguros, Seguros Sura Brasil, Unnity consultoria e corretagem de seguros, Pioneiro Baterias, SEST/SENAT e o Vitrine cursos para barbeiros que nos ajudaram a tornar esse evento em algo ainda maior.