Responsabilidade Social

Atuar com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável nas etapas da operação é um desafio que temos orgulho de vencer diariamente. Ao longo os anos, aperfeiçoamos nossos métodos e conquistamos experiência no assunto.
A Cootravale possui uma Política de Responsabilidade Sócio-Ambiental incorporada aos negócios, e a cada ano toma maior força e abrangência. Como Cooperativa, a organização vem fortalecendo culturalmente suas ações no âmbito sócio-ambiental, não somente pelo pressuposto do cooperativismo, mas também como um dos seus valores, reconhecendo a importância do meio em que está e a importância de sua manutenção para as gerações futuras.
Todas as ações de Responsabilidade Social são desenvolvidas e monitoradas pelo Comitê de Responsabilidade Social, formado por 04 colaboradores da Cootravale.

Baixe aqui nosso relatório anual 2013 (pdf)


Baixe aqui nosso Balanço Socioambiental (pdf)


Confira os principais projetos da Cootravale:


SELO SOCIAL

O objetivo do Selo Social é reconhecer e valorizar publicamente as iniciativas de empresas privadas que promovem o desenvolvimento socioeconômico de seus funcionários e da comunidade na qual está inserida.

A Cootravale participa do Programa desde o ano de 2009, a cada ano as ações tomam mais abrangência e consistência. Para cada projeto é necessário um ação interna envolvendo colaboradores e uma ação externa envolvendo a comunidade.

A certificação de empresas consiste em um documento, que as reconhece como socialmente responsáveis, e para tanto, baseia-se na avaliação dos investimentos promovidos pelas empresas de acordo com os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), estabelecidos pela organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000.

Selo Social Itajaí

Estes objetivos contemplam ações que visam: o combate à fome e à miséria ODM 1; o acesso à educação básica de qualidade para todos ODM 2;a igualdade entre sexos e a valorização da mulher ODM 3; redução da mortalidade infantil ODM 4; melhoria da saúde das gestantes ODM 5; combate à Aids, à Malária e outras doenças ODM 6; a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente ODM 7; e a união de toda a sociedade em prol do desenvolvimento ODM 8.

O programa “Selo Social” desenvolvido pela Secretaria das Relações Institucionais e Temáticas da prefeitura de Itajaí, em parceira com a Câmara Setorial de Responsabilidade Social da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), poderá servir de inspiração para programas similares em todo o país. O assunto chamou a atenção do gabinete da Presidência da República, que busca mais detalhes para divulgar e ampliar o programa em âmbito nacional.


NA MÃO CERTA

Na mão certa

A Cootravale faz parte desde grande programa nacional Na Mão Certa como signatária desde o ano de 2011, e segue aplicando os Guias do Projeto de Educação Continuada para os caminhoneiros através do PDM (Plano de Desenvolvimento dos Motoristas).
O Projeto de Educação Continuada tem o caminhoneiro como foco central das ações. O objetivo é sensibilizá-lo para o problema e capacitá-lo para atuar como um agente de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

O que é o Programa Na Mão Certa?

O Programa Na Mão Certa é uma iniciativa da Childhood Brasil que visa mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor em torno do enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Programa Na Mão Certa se orienta por três grandes objetivos:

1 . Articular os três setores
O primeiro objetivo é articular os três setores da sociedade, fomentando a cooperação, sinergias e formação de parcerias intersetorias.

2. Educar os caminhoneiros
O segundo objetivo é educar por meio da informação, sensibilização e capacitação de pessoas que atuam direta e/ou indiretamente nas rodovias.

3. Proteger crianças e adolescentes
O terceiro objetivo é prevenir e proteger fomentando ações entre os três setores para potencializar a atuação integrada do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente.

Disque Direitos Humanos

“Informar para Educar, Educar para Prevenir.” Este é o lema da Childhood Brasil!

Desde 1999, os 17 programas desenvolvidos e os 63 projetos apoiados pela Childhood Brasil beneficiaram mais de 1,1 milhão pessoas de 16 estados brasileiros - crianças, adolescentes, famílias, profissionais e gestores de governos e organizações da sociedade civil.


VERDE NOSSO DE CADA DIA

Verde nosso de cada dia

O projeto Verde Nosso de Cada Dia serve de inspiração para a Cootravale reforçar seu compromisso com questões sociais e ambientais do planeta. O projeto teve inicio em 2009 através do Comitê de Responsabilidade Social, e a cada ano ganha mais força e abrangência.

O evento é realizado no centro da cidade de Itajaí, sede da Cootravale, sempre no mês de setembro, próximo ao dia da árvore. Na tenda é realizada a distribuição de mudas de árvores e flores nativas para a população, instruções para o plantio, apresentações culturais e exposições ligadas ao meio ambiente. No dia do evento também ocorre à abordagem nas sinaleiras para entrega de mudas e instruções de plantio à comunidade.

O Verde nosso de cada dia também inclui outras ações, como o plantio de árvores nas escolas com as crianças, iniciativa feita juntamente com a Secretaria da Educação de Itajaí. Mais de seis mil crianças participaram do projeto, sendo em 10 escolas.

Em todo o ciclo do projeto (desde 2008) já foram distribuídas aproximadamente 5.500 mudas, esta ação, como os próprios participantes afirmaram, proporcionou um momento gratificante, pois além de dividirem um conceito ecologicamente correto com pessoas de seu convívio, viraram multiplicadores de um dos maiores valores cooperativistas, que é o da Responsabilidade Socioambiental.

Preocupar-se com o próximo, lutar por uma causa que trará benefícios às futuras gerações e ter consciência das ações e atitudes sustentáveis impulsionam a Cootravale a fortalecer projetos como este.

Ajude a preservar o planeta

 

DESPOLUIR

Verde nosso de cada dia

O projeto Despoluir – Programa Ambiental do Transporte - é uma iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) que tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador brasileiro e contribuir para a redução da emissão de gás carbônico (CO²) à atmosfera. A proposta é promover a utilização de energia limpa, estimulando também a adoção de normas ambientais no que diz respeito a estas emissões de gases.

A Cootravale realiza as aferições na sede da cooperativa desde o ano de 2007, em Itajaí/SC. É feito a cada três meses pela unidade móvel do Despoluir, o monitoramento segue os padrões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). As resoluções do Conama estabelecem critérios, procedimentos e limites máximos admissíveis de opacidade da emissão de escapamento para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados.

Os ensaios para medição de opacidade são realizados com base na Norma Brasileira NBR 13.037 – Gás de Escapamento Emitido por Motor Diesel em Aceleração Livre. A opacidade é medida pelo Medidor de Opacidade, tipo fluxo parcial, opacímetro, de acordo com a ISO11614.


Outubro Rosa

Outubro é o mês da campanha mundial para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Na sede da Cootravale, durante todo o mês de outubro é possível visualizar a iluminação rosa em sua fachada, como forma de conscientização e mobilização da comunidade e colaboradores nesta nobre ação.

Em Itajaí/SC, a Cootravale também participa da macarronada oferecida mensalmente pela ASSOCIAÇÃO DO CÂNCER "AMOR PRÓPRIO" UMA LUTA PELA VIDA. A macarronada é uma forma de envolver a comunidade com objetivos comuns de combater a doença, enfrentar o tratamento e garantir qualidade de vida para vencer a luta contra o câncer de mama.

A Associação do Câncer "Amor Próprio" visa promover junto ao paciente e seus familiares, conforto, assistência necessária e um acompanhamento válido, confiável e passível, bem como proporcionar a sua reintegração no convívio social, repensar tabus e preconceitos referentes aos portadores de câncer de mama e/ou útero. Atende pacientes que as procuram, acolhendo e dando-lhes apoio com informações e orientações; auxilia no agendamento de consultas e exames; oferece atividades de terapia ocupacional, atendimento psicológico, fisioterapeutico, Reik e Do-In.

Saiba Mais:

O movimento Outubro Rosa é conhecido internacionalmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.



Incentivo ao esporte – Academia ao ar livre

A pratica regular de atividade física traz inúmeros benefícios à saúde, a Cootravale visando promover o bem estar físico e emocional, diminuir o risco de doenças, estresse, a depressão, a ansiedade, melhorar a coordenação motora, condicionamento físico e a qualidade de vida, disponibiliza aos motoristas e colaboradores uma academia ao ar livre. A inauguração ocorreu na semana do motorista em julho de 2012.

Fotos: www.informativodosportos.com.br/?p=9751

Responsabilidade Social