As cooperativas de transporte surgiram para organizar e profissionalizar pequenos e médios transportadores, proporcionando uma profissão mais digna e com mais oportunidades a esses trabalhadores. Por ter o cooperativismo como essência, são instituições sem fins lucrativos, onde todos os cooperados têm participação econômica e direito de voto nas decisões da organização.

De acordo com a resolução da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o ramo do transporte é formado por cooperativas que se destinam a organizar a prestação de serviços de transporte de cargas e/ ou passageiros, cujos cooperados detêm, a qualquer título, a posse ou propriedade do(s) veículo(s). Existem quatro categorias de cooperativas de transportes, e a Cootravale se encontra no transporte de cargas.

A cooperativa é responsável por fazer a gestão comercial e operacional dos ativos dos cooperados, assim como oferecer cursos e treinamentos, contribuindo para o crescimento e profissionalização do negócio. Hoje as cooperativas brasileiras de transportes como um todo somam 1.351 instituições, 9.792 empregados e 98.190 associados de acordo com dados do Sistema OCB.

Fonte: https://somoscooperativismo.coop.br/ramo-transporte