Esse mês saiu a edição semestral da Revista Polícia News. A edição contou com uma matéria da Cootravale sobre o cooperativismo, sua importância e como ele contribui para a sociedade. Confira.

Em um período com aumento do desemprego e salários cada vez mais baixos, um grupo de trabalhadores europeus dá início ao que conhecemos hoje como cooperativismo. Foi durante a revolução industrial que 28 trabalhadores perceberam que sozinhos não conseguiam comprar o mínimo de suprimentos para fazer negócios em mercados regionais, mas perceberam que juntos eram mais fortes, e assim, através de um armazém, montaram a primeira cooperativa moderna.

O mundo mudou, mas a essência do cooperativismo é a mesma: pessoas que se unem com o mesmo objetivo em uma organização onde todos são donos do mesmo negócio, cooperando e transformando a comunidade e o mundo. Buscando transformar seus colaboradores, cooperados e transportadores, a Cootravale, cooperativa de transportes rodoviários, promoveu o SSMA – Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Ação do Programa SSMA – Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Para isso a organização criou políticas e treinamentos sobre os temas, treinou multiplicadores nas filiais e envolveu os motoristas em atividades dinâmicas e práticas, para repassar informações sobre saúde, segurança e meio ambiente. Esse é apenas um exemplo de como a Cootravale contribui para o desenvolvimento social, profissional e econômico de seus cooperados e colaboradores.

Motoristas em treinamento do Programa SSMA – Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Ser conhecido ainda é um desafio para o cooperativismo, mas é por acreditar que ele pode tornar o mundo mais justo, feliz e equilibrado que a Cootravale faz parte do SomosCoop, um movimento que busca tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade.