A campanha Maio Amarelo faz parte de um movimento internacional que se iniciou graças a uma preocupação com o índice elevado de mortes e feridos no trânsito. O movimento busca reduzir o número de acidentes no trânsito através de campanhas de educação e conscientização.
O tema que representa a campanha em 2019 é “No trânsito, o sentido é a vida”. A campanha é apresentada por crianças falando frases que advertem os adultos sobre ações incorretas no trânsito, mostrando que apesar de não terem filtros, as crianças sabem o que é certo ou errado, e por isso faz todo sentido escutar o que elas têm a dizer.

Dados mostram que falhas humanas como desatenção, imperícia, ou imprudência são fatores presentes em 90% dos acidentes de trânsito. Pensando nisso, a Cootravale participou do movimento abordando esse tema através do texto “Dirigindo com segurança todo acidente pode ser evitado” e realizando ações de educação e conscientização nas unidades da cooperativa, falando sobre pequenas atitudes de segurança no trânsito que podem evitar acidentes.

Em Feira de Santana, o SEST SENAT palestrou para motoristas e colaboradores da filial, falando sobre prevenção de acidentes, atenção no trânsito, dar sentido à vida e como fazer a sua parte por um trânsito mais seguro. Na matriz, colaboradores realizaram uma “blitz” com seus próprios colegas, fiscalizando se todos que chegavam estavam cumprindo as regras de segurança e os orientando sobre essas normas. Além dessa ação, colaboradores da matriz também distribuíram panfletos com dicas de segurança para motoristas que estavam dirigindo no centro de Itajaí/SC. Já os colaboradores da unidade de São Gabriel foram plantar a semente do Maio amarelo para os estudantes da Escola Menna Barreto. Eles apresentaram o movimento aos estudantes, falaram sobre e regras de segurança no trânsito e a importância do papel deles na conscientização dos adultos.