O objetivo do Selo Social é reconhecer e valorizar publicamente as iniciativas de empresas privadas que promovem o desenvolvimento socioeconômico de seus funcionários e da comunidade na qual está inserida.

A Cootravale participa do Programa desde o ano de 2009, a cada ano as ações tomam mais abrangência e consistência. Para cada projeto é necessário um ação interna envolvendo colaboradores e uma ação externa envolvendo a comunidade.

A certificação de empresas consiste em um documento, que as reconhece como socialmente responsáveis, e para tanto, baseia-se na avaliação dos investimentos promovidos pelas empresas de acordo com os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), estabelecidos pela organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000.

Estes objetivos contemplam ações que visam: o combate à fome e à miséria ODM 1; o acesso à educação básica de qualidade para todos ODM 2;a igualdade entre sexos e a valorização da mulher ODM 3; redução da mortalidade infantil ODM 4; melhoria da saúde das gestantes ODM 5; combate à Aids, à Malária e outras doenças ODM 6; a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente ODM 7; e a união de toda a sociedade em prol do desenvolvimento ODM 8.

O programa “Selo Social” desenvolvido pela Secretaria das Relações Institucionais e Temáticas da prefeitura de Itajaí, em parceira com a Câmara Setorial de Responsabilidade Social da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), poderá servir de inspiração para programas similares em todo o país. O assunto chamou a atenção do gabinete da Presidência da República, que busca mais detalhes para divulgar e ampliar o programa em âmbito nacional.