O projeto Despoluir – Programa Ambiental do Transporte – é uma iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) que tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador brasileiro e contribuir para a redução da emissão de gás carbônico (CO²) à atmosfera. A proposta é promover a utilização de energia limpa, estimulando também a adoção de normas ambientais no que diz respeito a estas emissões de gases.

A Cootravale realiza as aferições na sede da cooperativa desde o ano de 2007, em Itajaí/SC. É feito a cada três meses pela unidade móvel do Despoluir, o monitoramento segue os padrões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). As resoluções do Conama estabelecem critérios, procedimentos e limites máximos admissíveis de opacidade da emissão de escapamento para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados.

Os ensaios para medição de opacidade são realizados com base na Norma Brasileira NBR 13.037 – Gás de Escapamento Emitido por Motor Diesel em Aceleração Livre. A opacidade é medida pelo Medidor de Opacidade, tipo fluxo parcial, opacímetro, de acordo com a ISO11614.